segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cuidados com os cabelos no inverno




Quando chega o inverno não tem jeito, a temperatura do banho sobe e o uso do secador aumenta. Com a exposição dos fios ao calor excessivo os cabelos vão ficando danificados colocando em risco sua estrutura.

A água quente estimula a produção de sebo, e com isso o cabelo pode ficar mais oleoso. Caso ocorra o oposto, ou seja, o ressecamento, o problema pode ser agravado por conta da retirada da oleosidade natural  que tem a função de lubrificar os fios e o couro cabeludo.



Com o uso do secador muito quente a temperatura do cabelo sobe com rapidez, o que faz reduzir o teor de umidade abaixo do nível normal. A evaporação da água da superfície do cabelo faz com que as camadas superiores da cutícula fiquem mais rígidas e frágeis, provocando fraqueza e rachadura.



Sendo assim, é bom tentar seguir algumas dicas para não maltratar demais os fios nesta estação:

Hidratação: usar shampoos e condicionadores adequados ao tipo de cabelo e fazer hidratação regularmente é muito importante. 

Água morna: a água quente provoca uma descamação do couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso é importante evitar água muito quente e optar pela morna. 
Se não for possível fugir da água quente, seja breve para maltratar o mínimo possível o cabelo.

Oleosidade: como é comum os cabelos ficarem mais oleosos, opte por condicionadores e cremes mais leves, e para desembaraçar prefira produtos sem enxague.

Secador: o uso deve ser feito de maneira correta. E antes de usar aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger.

Proteção do vento: o vento frio é um dos grandes vilões, e como não há como evitá-lo use leave in e silicone  para que a ação do vento não cause ressecamento.  

Massagem: quando lavar os cabelos, faça massagem no couro cabeludo, isso vai ativar a circulação e oxigenação ocorrendo aceleração no crescimento dos fios.

Corte: é bom manter o corte em dia. Ele funciona como estímulo para as cutículas capilares, ativa o sistema de crescimento, fortalece, renova os fios e pode evitar cabelos quebradiços e pontas duplas.



Espero que essas dicas possam ajudar a todas a não desfilar por aí com os cabelos ressecados. Chega de jogar toda a culpa no inverno.

Alguém faz algum tratamento específico?

Beijos.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tenho muita preguiça de cuidar de cabelo :(
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, então seu cabelo deve ser bem bom, neh? Não é meu caso... preciso cuidar muito, se não caem! hahaha
      Bjos

      Excluir