terça-feira, 17 de julho de 2012

Você sofre com a TPM?




Bom dia meninas!

Esta semana não começou nada fácil para mim, e tudo por conta da maldita TPM. Por que será que a gente fica tão estranha nessa fase? 

Eu passo basicamente por três estágios: sentimentalismo barato, desejos de doce em abundância, instinto homicida avançado. Além desses três estágios, tem sempre uma noite na semana que precede minha menstruação que eu simplesmente não consigo dormir. 

Por isso resolvi ir atrás do assunto e ver o que é possível ser feito para amenizar a situação desse período super chato da mulher.



A TPM, famosa tensão pré-menstrual, é caracterizada por um conjunto de sintomas que aparecem alguns dias antes da menstruação, sintomas estes que vão se intensificando até acontecer a menstruação, quando eles vão desaparecendo em alguns dias.

Os sintomas apresentados nessa fases são muito diversificados, variam de mulher para mulher. Esses sintomas podem ser físicos ou emocionais.

Físicos: dor de cabeça, sensação de mamas doloridas e inchadas, dor ou inchaço nas pernas, pés e abdômen, alterações de apetite e vontade de comer alimentos específicos, acne, ondas de calor, insônia, sonolência, e cansaço.

Emocionais: irritabilidade, agressividade, ansiedade, tensão, depressão, choro fácil, esquecimento, confusão,  isolamento, falta de iniciativa, compulsão por doces, e perda da libido.



O que fazer para melhorar? Vamos a algumas dicas que podem ser seguidas para tentar amenizar o problema.

Como o humor fica instável é bom procurar atividades que ajudem a descarregar as energias, como caminhadas, alongamentos, yoga e meditação. É importante evitar estimulantes como guaraná e cafeína, optando por alimentos refrescantes como frutas e legumes.



O inchaço é causado pela retenção de líquidos no corpo, o que também pode desencadear dor de cabeça e  nos seios. Para evitar que ocorra é bom evitar alimentos com muito sal, então opte por uma dieta leve nesse período. Peixes aumentam a energia e diminuem a necessidade de açúcar.  Massagens e drenagem linfática também ajudam a eliminar o excesso de água no corpo.

Com relação a depressão e sentimento de culpa por nada, só exercícios que liberem a endorfina para ajudar. Opte por corridfas e caminhadas para liberarem a sensação de prazer. Adote alimentos de sabor picante que ajudam a dar disposição.



Como dá vontade de comer tudo o tempo todo e a consequência é a balança insatisfeita, tente tomar suplementos alimentares que regulam e equilibram o metabolismo. A soja é boa para essa função.

Aumente o consumo de fibras para evitar a prisão de ventre.

E o principal: para as cólicas procure alimentos ricos em ômega 3 que ajudam a diminuir as dores. Corra atrás de castanhas, sementes de gergelim, salmão e atum. Se mesmo assim as cólicas ocorrerem o negócio é  tomar aquele famoso remedinho que toda mulher carrega na bolsa para esta situação. São vários no mercado. 



Se a cólica é daquelas que te impedem de fazer qualquer coisa procure seu médico. Só ele para orientar corretamente.

Existem ainda TPM's muito mais graves, que impdem a vida normal da mulher. Se esse for o seu caso é preciso visitar o seu ginecologista, pois ele saberá indicar uma medicação adequada para deixar sua vida mais feliz. 



E vocês? Sofrem muito com a TPM?

Beijos


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Também passo por estagios haha tpm é uó!!
    Eu fico meeeeeega irritada e só quero comer doce, o dia todo :( hah tenso, ne.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Quem não? TPM é o sofrimento mensal de toda mulher... chocolate não sai da minha bolsa nessa época!

    Beijos!

    www.jaddyrodrigues.com

    ResponderExcluir