quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alongamento no Trabalho



Bom dia meninas!

Hoje vim falar pra vocês de um problema que tem me atormentado nos últimos dias, e que acho que muitas de vocês também podem sofrer desse mal: dores no corpo por conta de ficar sentada em frente ao computador a maior parte do dia.


 Se você é como eu e passa a maior parte do seu dia sentada em frente a um computador, possivelmente/provavelmente sente ou já sentiu dor nas costas ou algum tipo de desconforto. Isso acontece porque a maioria das poltronas e cadeiras seguem um padrão que dificilmente atende a todos nós.

Muito tempo em uma mesma posição pode acabar causando fadiga muscular em determinadas regiões, causando um desequilíbrio corporal. Por isso acabamos criando posturas inadequadas no dia a dia, chamadas de vícios posturais que, a longo prazo, podem causar dores e a atrofia (enfraquecimento) muscular.

Para evitar esses problemas chatinhos do trabalho, confira algumas dicas práticas de fisioterapeutas para corrigir a postura e mandar aquelas dores chatas embora para sempre. São alguns exercícios que levam pouco tempo, para fazer no próprio trabalho, que vão trazer benefícios importantes para uma boa qualidade de vida.

Acerte a altura da tela: A altura da tela do computador deve ser a que o olhar fique horizontal, preservando assim as vértebras cervicais. A cadeira deve estar posicionada de forma que as pernas estejam a 90º e o punho em posição neutra com o antebraço sempre apoiado.

Postura: O apoio dos ossinhos do bumbum no assento é necessário para manter uma postura correta na posição sentada. Uma almofada inclinada, com altura maior atrás, facilita o apoio. A inclinação da poltrona/cadeira a 90° também. Cruzar as pernas também é altamente prejudicial para uma postura correta.

Andar: Quando ficamos por muito tempo sentados não conseguimos andar, e não é aconselhável ficar horas numa mesma posição. Por isso, é importante levantar-se a cada 2 horas e caminhar um pouco, para favorecer a mobilização articular, a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Movimente os pés: Caso não seja possível levantar-se de tempos em tempos, ao menos faça movimentos com os pés para um lado e para o outro. Faça também movimentos de rotação com a cabeça e os punhos.

Alongue-se!



Agora confiram em imagens alguns exercícios que ajudam a melhorar a situação de quem passa muito tempo sentado no trabalho:

 Foto: http://crispeterdigitalcolors.wordpress.com/2010/02/01/trabalhando-sem-problemas/


Como ultimamente ando tensa no trabalho as dores começaram a aparecer com uma certa frequência. Por isso resolvi falar um pouquinho sobre o assunto, até para procurar algumas opções de ajuda para melhorar minhas próprias dores.

Alguma de vocês sofrem desse mesmo problema que eu? Fazem algo específico para ajudar? Dicas são muito bem vindas. =D

E espero ter ajudado.

Beijos
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Eu sofro de tendinite, as dores nas costas em mim não são contantes. O post ficou mega explicativo, gostei muito, Lú! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diise!
      Tendinite deve ser fogo neh? Isso eu não tenho ainda... e espero nem ter... já chegam as dores nas costas e pescoço! rs
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei das dicas! fico um certo tempo em frente ao computador, mas nunca lembro de me alongar ( como é difícil a gente manter esse hábito né?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também! Bota difícil nisso. A gente acaba esquecendo e depois tem que conviver com certas dores... =/
      Beijos

      Excluir