sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Água e Hidratação




Oi gente!

Hoje vim falar pra vocês de um assunto de extrema importância para a saúde e inclusive para a beleza: a ingestão de água!

Eu sou uma pessoa que bebe muito pouca água. Isso não é bom , e eu sei disso!

De tempos em tempos me lembro do quanto a água é importante e passo a me policiar para ingerir líquidos e água em si de maneira adequada e correta. Mas, de tempos em tempos também me esqueço.

E é por eu ser uma das pessoas que mais precisa se policiar para beber água (já tive pedra nos rins) é que vim tratar desse assunto com vocês.

Vocês sabiam que a água é a molécula mais importante do corpo humano e presente em maior quantidade no nosso organismo?

De 55 a 75% por cento do peso corporal de uma pessoa adulta é composto de água.

A água é o solvente de toda matéria viva! Ela se move livremente entre as células, tem importante participação nos processos de transporte de substâncias, ajuda a regulação do equilíbrio térmico do corpo, ajuda a eliminação de toxinas pela urina, transporta nutrientes, regulariza o funcionamento intestinal, mantém a pele com aspecto saudável, e etc (muitas eteceteras).

Ou seja, a água é de extrema importância para a vida!


 Desidratação

A desidratação é a deficiência de água no organismo. Ocorre quando a eliminação de água do corpo é maior que a ingestão.

Normalmente, a deficiência de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. O vômito, a diarreia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão, são fatores que podem acarretar a desidratação.

Algumas doenças como o Diabetes também podem surgir por conta da desidratação, devido à perda excessiva de água.

Quando a ingestão de água não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se mais grave. A sudorese diminui e uma menor quantidade de urina é produzida. A água passa do grande reservatório intracelular para a corrente sanguínea.

Quando a desidratação não melhora, todas as células do nosso organismo não funcionam adequadamente.

As células cerebrais são as mais propensas à desidratação, e quando ocorre é possível perceber por sinais de confusão mental. Quando a desidratação cerebral ocorre, normalmente é acompanhada também pela perda de eletrólitos, e se persistir pode ocorrer queda de pressão arterial a níveis perigosos, causando tontura e até mesmo perda da consciência.

Para saber se você está se hidratando corretamente, fique de olho no xixi: se ele estiver bem clarinho, é porque está tudo certo. Porém, se estiver escuro, seu organismo precisa de mais líquidos, e urgente!


Sinais de Desidratação

Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo, reduzem os níveis de importantes minerais, como cloreto de sódio, sais de potássio, etc. 



Ingestão de Água

A ingestão de água é muito variável entre as pessoas, devido aos hábitos individuais. E na mesma pessoa em dias diferentes, devido ao clima e à prática de atividades físicas, por exemplo.

A água pura é a melhor forma de manter o organismo hidratado. Mas também a água de coco, o leite, as frutas e sucos possuem água, e são maneiras válidas de sua ingestão.

A água ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação ocorre a liberação de água. NÃO inclua nesta conta, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá preto e chá verde. A cafeína atua como diurético, aumentando a perda de líquidos pela urina.

É recomendado que se consuma somente água filtrada, tanto para beber como para o preparo dos alimentos.


Não espere pela sede!!!

O corpo humano não consegue "estocar" a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação.

Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados.

Quando o corpo possui uma quantidade insuficiente de água, os rins a conservam, enquanto ela se desloca automaticamente do grande reservatório intracelular para a corrente sanguínea para manter o volume sanguíneo e a pressão arterial até que a água possa ser reposta através do aumento da ingestão. Quando o corpo possui um excesso de água, a sede é inibida e o organismo produz pouquíssimo hormônio antidiurético, permitindo que os rins excretem o excesso de água na urina.

Apesar dos rins diminuírem a perda de líquido durante os déficits de água, é necessário que ocorra a ingestão adequada de líquido para contrabalancear essas perdas.

Recomendação: Para um adulto em condições normais, a recomendação é de ingestão de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

E aí vem a pergunta:

E para quem não consegue beber uma quantidade razoável de água por dia?

Se você quer ser saudável, crie o hábito de levar sempre uma garrafa com água na bolsa ou fazer pequenas pausas para garantir uma reposição adequada e assim, manter a saúde e funções básicas do organismo. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água.

#FicaaDica

Ah, e é importante lembrar também, que é necessário aumentar a ingestão de água antes da prática de atividades físicas, heim? Quando o corpo está em exercício ele perde muita água, então é bom ingerir para que ele possa se desfazer dela sem que prejudique o organismo.

E aí gente, gostaram do post? Deu pra esclarecer alguma possível dúvida?

Viram que pra se manter bonita e com a pele hidratada tem que ingerir bastante água para manter a hidratação. Se não, não adianta gastar dinheiro com um monte de creminhos para a pele se o principal vai estar faltando.

E vocês? Tem o hábito de ingerir bastante água?

Beijos
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Não sou acostumada a tomar muita água! Mas trouxe uma garrafinha para o serviço e já melhorei bastante =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certíssima!
      Eu preciso fazer isso e me acostumar a beber de tempos em tempos direitinho... rs
      Beijos

      Excluir
  2. Graças a Deus é um hábito que tenho faz tempo! amo beber água, e não espero ter sede! sempre que vou próxima ao filtro, já bebo um copo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que inveja de você!!! Juro que eu queria ser assim!

      Excluir