quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dress Code: Madrinha de Casamento




 Um dos assuntos da minha pauta de dress code, e talvez um dos que mais traz dúvidas as pessoas na hora de se vestir é vestidos para madrinhas de casamento. Por isso resolvi adiantar esse post um pouco (eu ia deixar pra mais tarde), até porque tenho uma amiga que vai ser madrinha e está com dúvidas. E como eu sou legal tento ajudar! Hahaha   

Vamos deixar claro que não sou nenhuma expert no assunto e tudo que eu falo aqui é resultado de pesquisa sobre o assunto, ok? Vamos lá!

A roupa que as madrinhas vão usar depende muito do horário da cerimônia, do tipo de casamento, do local a ser realizado e etc. E, o que é muito importante: a vontade da noiva, que neste quesito, é soberana.

É importante ter em mente que as pessoas podem se vestir de formas diferentes de acordo com seu papel no evento. Se você for da família dos noivos, vai se vestir de forma diferente de um convidado, assim como se for participar da cerimônia como madrinha do casamento seu dress code será outro.

Nos casamentos formais na igreja e à noite, o longo é sempre a melhor opção. Em casamentos mais despojados, durante o dia, pode-se usar vestido mais curto. No caso da noiva optar por madrinhas usando longo em cerimônias diurnas, é importante ressaltar que não se deve usar brilho, e optar por tecidos leves. 


 Padronizar o comprimento pode evitar discrepâncias no altar; ou todas de longo ou todas de vestidos curtos. Pode-se optar também pelo longuete se ele estiver na moda no momento do casamento. Sabemos que moda vai e volta e o longuete em alguns momentos, simplesmente se torna brega. Mas existem muitos casamentos que cada madrinha vai de um jeito. Se os noivos (leia-se noiva) acham ok, não há problema. Eu particularmente prefiro padronizar pelo menos o comprimento.




 Convidadas, em geral, podem optar pelo comprimento que acharem melhor, a não ser em festas MUITO chiques que pedem, inclusive, black-tie. Aí o longo não é uma questão de opção, é obrigação.

Cada uma com sua cor?

Em muitos casamentos, as madrinhas se preocupam em "escolher" uma cor específica para que ninguém a repita no altar. Isso vai muito do gosto da noiva. E é uma questão que a noiva deve deixar bem clara para suas madrinhas para não haver confusão. Na minha opinião, se um madrinha vai de azul, por exemplo, fica melhor que as outras madrinhas usem outra cor. Só duas madrinhas com uma determinada cor fica estranho, a não ser que existam apenas as duas madrinhas, o que não vem acontecendo mais nos casamentos de hoje, que cada noivo escolhe vários casais de padrinhos.

Tem também a moda americana, em que as madrinhas usam todas o mesmo modelo, OU a mesma cor em modelos diferentes. Não é comum em nosso país, mas sinceramente não vejo problema.


 A única unanimidade é que convidadas e madrinhas não devem usar branco! E muitas noivas também não gostam que madrinhas usem preto no altar por causa da tradição de mau agouro. Particularmente não sou supersticiosa, mas concordo em não usar preto.



Dicas para ficar linda e não ficar no vermelho:

Existem vários meios de não gastar muito dinheiro na hora de se vestir. Sabemos bem que a maioria da madrinhas provavelmente vá usar novamente o traje pouquíssimas vezes, algumas talvez nem tenham oportunidade de usar novamente. Então é bom se existir a possibilidade de economizar.

Dá para aproveitar um traje antigo, por exemplo. Só você saberá que aquele vestido é velhinho, então não dê tanta importância a isso, se preocupe em estar linda! Se o modelo do velhinho não for mais conveniente, leve a uma costureira de confiança e veja se pode ser feita uma reforma. E, claro, ponha na balança o custo X benefício. As vezes uma reforma sai mais caro do que um vestido novo, comprado ou mandado fazer sob medida.


 Para reformar um vestido antigo você pode colocar um detalhe que ele não tinha e caprichar no cabelo e na maquiagem, por exemplo. Não adianta nada estar de vestido e acessórios lindos se seu cabelo e maquiagem não estiverem tão lindos quanto. É muito comum, infelizmente, a falta de preocupação com isso. Dá para fazer em casa e ainda assim sair arrasando. Você pode, inclusive, se inspirar em tutoriais de make de vários blogs que existem sobre o assunto, e que tem tutoriais excelentes.

E não esqueça de caprichar nos acessórios se o vestido for mais simples. Obviamente precisa haver equilíbrio. Em algumas produções, é o acessório que dá a vida ao look. Eles não precisam ser “combinadinhos”, mas precisam estar em harmonia com todos os acessórios e também com o vestido, a maquiagem e o penteado. Se o vestido já é bem trabalhado, escolha uma bolsa com menos informação, assim como o sapato. Mas se o vestido for liso, aposte nos acessórios com mais brilho, mais detalhes, mantendo SEMPRE  a harmonia entre eles.

Comprar pronto ou mandar fazer?

Essa é uma escolha de cada um. Tem corpo, como o meu por exemplo, que é difícil encontrar roupa que fique certinha. E no caso de vestidos para madrinhas que já são caros, as vezes não vale a pena comprar e ainda mandar arrumar. Fica mais fácil, se você tiver uma boa costureira, mandar fazer.

Mas é claro que além de ser uma questão de vontade também é uma questão de pensar no bolso e escolher o que tiver melhor custo X benefício mais uma vez.

Se optar por mandar fazer tente optar por modelos e cores clássicas, que não saem de moda e podem ser reaproveitados.


 É possível se inspirar em modelos de celebridades de red carpet, por exemplo. Mas nesse caso pondere. Certos modelos de red carpet foram feitos única e exclusivamente para esse fim. Em um casamento um modelo desse tipo pode ficar inadequado e, pior, ofuscar a noiva, o que não pode acontecer. Chamar a atenção demais das outras pessoas pela roupa que você está usando não é bom. 


 Algumas inspirações: 





 É isso meninas e possíveis futuras madrinhas.

Espero ter ajudado vocês!

Me contem o que acham do assunto e o que acharam do post.

Beijos
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Ai acho lindo estes vestidos longos de festa, ficaria horas olhando modelos. Dezembro tenho outro casamento e já estou no dilema novamente.
    beijo
    Josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu também acho lindo... deixa a mulher tão elegante! hehe
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas para as futuras noivas e madrinhas *-* Confesso que anotei algumas!
    Os vestidos longos sempre são os meus favoritos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vestido longo sempre deixa a mulher mais elegnate, neh?
      Beijos

      Excluir
  3. Acho fofo quando todas se vestem com o mesmo vestido.
    Mas tem mtas variedades lindas para escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu também gosto da ideia? Pelo menos não da briga entre as madrinhas, neh?! rs
      Beijos

      Excluir