quinta-feira, 21 de março de 2013

Dica de Leitura: O Apanhador no Campo de Centeio



Li esse livro mês passado. É um clássico famoso, eu sei, mas só decidi ler depois que o personagem principal de "As Vantagens de Ser Invisível" (livro que amei ler) fala muito sobre ele.

O "Apanhador no Campo de Centeio" fala basicamente sobre um fim de semana na vida de um adolescente nos anos 40. Holden tem 16 anos e estuda em um internato para meninos. A história começa quando ele decide ir embora do internato antes que avisem a seus pais que ele será expulso por notas baixas. 

Eu gostei do livro, mas não foi amor. Holden é um personagem interessante, cheio de angústias, um adolescente cheio de autocritica, o que acho raro. A narrativa é muito boa, mas não me apaixonei por ele como já me apaixonei por outros personagens principais de outras histórias.

Mas é um bom livro e eu recomendo. Talvez pela resenha do Skoob vocês se sintam mais atraídos:

"À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam."

Alguém já leu? Gostou? Me contem!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário