quinta-feira, 14 de março de 2013

Dica de Leitura: Orgulho e Preconceito


Esse eu li já tem muito tempo! Mas já que ele está completando 200 anos e as comemorações mundo a fora são várias, resolvi trazer ele como dica de leitura pra vocês. Mesmo porque foi um dos melhores livros que li e adoro Jane Austen.

O livro é lindo e delicado. A história é contada sob o olhar da protagonista Elizabeth Bennet, que é uma jovem com pensamentos e atitudes bastante avançados para a época. Elizabeth é a segunda filha de um total de cinco moças, e é a mais sensata delas, já que as outras são mimadas e histéricas. A mãe é uma casamenteira sem limites e o pai é um homem  também sensato de situação financeira mediana. Todos vivem na área rural em uma cidade fictícia da Inglaterra, no século XVII. Lizzy, como é chamada em boa parte do livro, vai contra todas as regras da sociedade aristocrática da época e vai à conquista de seu verdadeiro amor.

O livro é um tanto feminista e critica bastante as "futilidades" da época.

Eu diria que é um romance bem mulhezinha mas muito gostoso de ler. Mas enfim, vou deixar para vocês lerem e tirarem suas próprias conclusões.

Resenha Saraiva:
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Alguém já leu?

Beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Lú,
    Eu estou com um livro que junta três livros dela!
    E tô chegando no Orgulho e Preconceito. Gostei da Resenha ;)

    ResponderExcluir