quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dica de Leitura: Drácula de Bram Stoker


É gente, a vida no trabalho anda meio corrida esses dias e por isso não tenho conseguido ler. Então mais uma vez, para não deixar de postar, trago mais um livro que li há muito tempo: Drácula.

Não tenho toda a certeza do mundo, mas creio que Drácula tenha sido o precursor de todas as histórias de vampiros. Como sou tarada por vampiros não poderia deixar de ler.

Drácula é um romance epistolar, ou seja, a história é contada através de relatos em diários, cartas e anotações pessoais de alguns personagens do livro, mas, infelizmente não temos a visão do Conde Drácula.

A história começa quando Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com o misterioso Conde Drácula. Acontece que aos poucos ele percebe que se tornou prisioneiro do Conde e foge para ir ao encontro de sua noiva, Mina. Aos poucos acontecimentos estranhos vão ocorrendo, e com a ajuda de Van Helsing (sim, foi aqui que ele surgiu), vão tentar destruir o vampiro. 

Essa é uma verdadeira história de terror para quem gosta do gênero. Eu nunca tinha lido nada assim, e gostei bastante. Confesso que não sou fã de livros assim, epistolar e ainda de terror, mas esse achei bem envolvente. E Drácula não é nada do que a gente sempre imaginou. hehehe

Mas paro por aqui para não estragar. E quem não tiver coragem de ler pode assistir uma das diversas adaptações do livro para o cinema. A melhor, na minha opinião, é a de 1992, com Gary Oldman e Winona Ryder.

Sinopse Saraiva:

“Drácula” tem origem na vida de Vlad Tepes, personagem histórico da Romênia do século XV conhecido por sua bravura na guerra contra os invasores otomanos, mas também por sua crueldade. A partir dessa história, mesclada com várias lendas sobre Vlad, Bram Stoker escreve um romance magistral em forma de diários e cartas que os personagens principais vão trocando entre si. Trata-se de uma obra que abriu um novo caminho nas histórias de terror e que estabeleceu a figura do aristocrata transilvano como arquétipo do mal e da sedução perversa.

Sinopse Submarino:
As histórias de vampiros, amplamente difundidas por todo o mundo, provém do fabulário húngaro do século XVIII. Vampiro, de acordo com a tradição popular, é a alma aflita de um suicida, criminoso ou herege que sai de sua sepultura, em geral em forma de morcego, para beber sangue de seres humanos.
O romance gótico Drácula (1897) do autor britânico Bram Stoker, narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia, que se tornou o típico representante do mito vampiro. Drácula é um clássico de literatura de horror.

E aí, alguém já leu? Amantes de histórias de terror, vocês tem que ler! rs

Beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários: