quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dica de Leitura: As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides



De uns tempos pra cá, vi por aí muita gente comentando sobre o livro e a adaptação para as telinhas de "As Virgens Suicidas", e por isso acabei resolvendo ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.

Eu assisti ao filme logo que ele foi lançado, que se não me engano foi no final dos anos 90, e me lembro que não havia gostado muito do que tinha assistido. Como na época eu tinha mais ou menos meus 14/15 anos, achei que deveria rever pra saber se a opinião mudaria. Mudou, mas ainda não gostei tanto. rs

Primeiro li o livro, que não é de leitura muito fácil. Apesar de curto, a leitura é pesada e um pouco cansativa. A história toda é narrada por alguns personagens do livro, que depois você percebe que eram os vizinhos e colegas de escola das meninas Lisbon, protagonistas do livro.

Tudo começa quando a filha mais nova do casal Lisbon, Cecilia de 13 anos, tenta suicídio cortando os pulsos e se "afundando" na banheira da casa (parece que isso faz com que o sangue circule mais rápido. interessante, heim?). Depois disso Cecília é submetida a tratamento, e faz com que os pais das cinco meninas Lisbon "afrouxem" um pouco as regras da casa e os métodos de educação das filhas.

Acontece que Cecilia, que tem um jeito bem peculiar de agir e se vestir, não muda de comportamento, e em sua próxima tentativa, que não vou contar como foi, consegue se matar. A partir disso somos bombardeados por questionamentos, especulações e pontos de vista das pessoas ao redor da menina.

Confesso que acho bem chato ler um livro que logo de inicio você já sabe o que te espera ao final. Eu sei que já havia assistido ao filme, mas só pelo título do livro você já sabe o que vai acontecer, e pelo menos espera explicações do motivo dos suicídios. Então, se você resolver ler esse livro, ou mesmo assistir ao filme, esperando alguma explicação do motivo pelo qual cinco adolescentes que vivem em uma pacata cidade dos Estados Unidos nos anos 70 cometem suicídio, esqueça! Nada disso é mencionado. No fundo todo o desenrolar da história faz com o leitor tire suas próprias conclusões e imagine o motivo dos suicídios.



"Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrida no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida."

Sinceramente não gostei muito da leitura. Achei bem pesada e arrastada, além dos capítulos serem muito longos.

Quanto ao filme, não havia gostado muito e continuei não gostando tanto. Só prestei um pouco mais de atenção a fidelidade do filme ao livro. Preciso dar crédito a Sofia Coppola, que em minha opinião, foi bem fiel ao livro.

Mas, como 99% das pessoas que leram o livro gostaram (pelo menos das que eu conversei), fica aí a indicação de mais um livro para ler. O livro é bem fino, mas por ter um conteúdo mais pesado, li em dois dias.

Alguém já leu "As Virgens Suicidas" e gostou? 

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário