terça-feira, 18 de setembro de 2012

É Queda ou Quebra?





Oi gente!

Hoje vim falar pra vocês de um problema que me faz literalmente perder os cabelos: a queda e quebra dos cabelos.

Por conta de quase 20 anos da minha vida passando por procedimentos químicos meus cabelos são bastante frágeis e qualquer coisinha eles já sofrem quebra, então preciso tomar muito cuidado com isso.

Uma coisa que reparo quando vou conversar com as pessoas sobre esse assunto é que a maioria não sabe a diferença entre queda e quebra, ou não sabem identificar quando estão passando por problemas de queda ou quebra. Então vamos às diferenças para deixar tudo muito bem esclarecido.


Queda é quando o fio se desprende da raiz. Para verificar se é esse o caso, verifique na ponta inicial do fio se você encontra o bulbo (aquela pontinha branquinha arredondada). Se você encontrar pode ser que esteja sofrendo de queda de cabelo.


 Cada fio de cabelo tem um ciclo e cumpre sua jornada independente dos outros fios, e no fim ele se desprenderá do seu couro cabeludo rumo ao ralo durante seu banho ou processo de escovação, dando assim a oportunidade de nascimento a um novo fio. Quando um fio cai já existe outro para ocupar seu lugar.

Por dia é normal uma pessoa chegar a perder até 150 fios. Se você acha que está perdendo muito cabelo separe-os um dia que estiver tranquila em casa para contar. Você pode fazer da seguinte forma:

=> Limpe seus pentes/escovas que serão utilizados no dia do teste e coloque uma touca branca (daquelas de banho). Toda vez que você retirar a touca da cabeça observe se algum fio se soltou. Ao pentear também fique atenta para possíveis fios presos ao pente. Todos os fios que encontrar devem ser guardados e ao final das 24 horas contados. Se você contar muito mais do que os 150 fios é bom que consulte um dermatologista. Até 150 fios ou um pouquinho mais pode ficar tranquila, é normal.

Como evitar a Queda?

Existem cosméticos a venda em farmácias e perfumarias com função desincrustante e anti-queda, eles agem no couro cabeludo retirando o excesso de oleosidade que ocasionalmente entope o folículo prejudicando a saída do novo fio.

Mas lembre-se: o único profissional apto para orientar sobre tratamentos de uso tópico ou oral é o dermatologista!

Quebra é quando o fio se rompe em determinado ponto da sua extensão. Geralmente esse rompimento é causado por fissuras ao longo da haste. 

Procedimentos químicos e mecânicos (secador, chapinha e etc) causam o desgaste do fio resultando em fissuras. 


 Para saber se o caso é mesmo de quebra pegue o cabelo “quebrado” e verifique se em alguma das extremidades você encontra o bulbo. Se não houver bulbo é realmente quebra.

Como evitar a quebra?

Se você não abre mão do uso de química e agentes mecânicos como secador e chapinha (meu caso), mantenha a rotina de cuidados em dia.

Fazer reconstrução a cada 15 dias e hidratação semanalmente, além de ter uma alimentação equilibrada, contribuem muito para a saúde dos seus fios.

Se seus cabelos já estão sofrendo de quebra você tem duas opções:

=> Reparação: faça um tratamento de reconstrução, de preferência acompanhado por um profissional. O tratamento tem que ser feito como antibiótico, sem desobedecer as regras do produto empregado. Geralmente os produtos utilizados no tratamento são a base de proteínas e aminoácidos. Completar essas fissuras é vital para não perder toda a haste!

=> Corte: em alguns casos, como os que as pontinhas que vivem soltando, a melhor solução é fazer uso da tesoura, e só depois de eliminar a parte sem salvação iniciar a reparação.

É isso gente. Queda e quebra são problemas mais comuns do que imaginamos. Meu cabelo mesmo, se eu não cortar sempre, vive quebrando.

Espero ter ajudado em algum ponto.

E vocês, sofrem de algum desses probleminhas? O que fazem para combatê-los?

Me contem tudo!

Beijos
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Luana, adorei o post. Super explicativo! Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post..muito bom...bjão lindona...

    ResponderExcluir
  3. As vezes tenho quebra, é que como meu cabelo é cacheado,quando ele fica muito embaraçado e eu não vou lavar ele no dia, não aguento e passo a escova, com ele seco mesmo , aí já viu né, fácil fácil de quebrar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Imagino!
      O meu é por conta das agressões químicas e de calor... mas ainda não achei outra solução. Então o jeito é tratar!
      Beijos

      Excluir