quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dica de Leitura: Água para Elefantes - A Vida é o Maior Espetáculo da Terra


Ainda não consegui terminar de ler o livro que estou lendo... :(  Então, para não ficar mais uma semana sem postar "Dica de Leitura", vim falar sobre "Água para Elefantes", livro que li ano passado.

A história é de Jacob Jankowski, um senhor de mais de 90 anos, que vive em uma casa de repouso e mal recebe visitas. E, paralelamente, história de outro, porém o mesmo, Jacob, um rapaz que quase se formou no curso de veterinária de uma boa faculdade, mas teve seu sonho interrompido pela perda dos pais. 

Sem esperança e sem rumo, a vida deste Jacob é transportada para a magia do circo, onde ele passa a viver e ter muitas dificuldades. Mas aí aparece Marlena, jovem artista do circo, bonita, esposa do chefe e encantadora. 

O que acontece a Jacob em seguida é sempre interrompido pela realidade, pois na verdade ele está na casa de repouso. Jacob então vaga por suas lembranças e te leva ao passado. Aparece então a elefanta Rosie, que todos no circo pensam ser inútil, além de ter custado o salário deles, e Jacob tem a difícil tarefa de passar a comunicar-se com o animal, que logo passa a ser sua paixão.

O livro é bom e envolvente, mas confesso que pulei diversos parágrafos onde acontecia muita judiação com os animais. É sério! Simplesmente não consigo nem ler sobre isso, então pulei mesmo, pois na primeira passagem de matança a cavalos eu quase morri de chorar, então passei a não ler essas partes. Por conta disso optei por não assistir ao filme, mas imagino que como todas as histórias baseadas em livros deva ter menos detalhes.

É um livro mágico e indico a todos mesmo.

Resumo Saraiva:
"Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera."

Alguém já leu o livro ou viu o filme? Quem assistiu me diz uma coisa: vou sofrer muito se eu assistir? rs

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário