quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dica de Leitura: Capitães da Areia


É meu povo, infelizmente não tenho conseguido ler mesmo. Está me faltando tempo e me sobrando trabalho no escritório ultimamente. E, mais uma vez, para não deixar essa tag passar em branco, vim indicar mais um livro que li há tempos, mas que muito me marcou: Capitães da Areia, de Jorge Amado.

Na verdade li esse livro na escola, quando tinha uns 15 anos (tô véia mesmo, rs), e foi um dos pouco livros que a gente era obrigada a ler que eu realmente gostei (não me crucifiquem por isso, please).

Capitães da Areia conta a história dos meninos de rua de Salvador nos anos 30. Jorge Amado conta a história dos meninos de forma tão envolvente que você não consegue parar de ler.

O primeiro menino apresentado é Pedro Bala, que aliás, era o líder do grupo, quem ditava as regras. Pedro estava na rua desde os 5 anos de idade, após a morte do pai. Se tornou o chefe do grupo após vencer uma briga com o chefe anterior.

Cada personagem tem uma característica marcante, e se eu fosse contar sobre todos eles esse post ficaria absurdamente longo. Mas lembro que um dos personagens que mais me marcou foi Gato, um moleque bem vestido que dominava a arte da jogatina e ganhava todas as apostas. Além disso, ele ganhava dinheiro sendo cafetão de uma prostituta chamada Dalva. Olha, não é que me lembro super bem do livro? hehehe

O livro virou filme recentemente, mas ainda não consegui assistir. Se alguém aí assistiu me conta se é bom e vale a pena. rs

Sinopse Livraria Cultura:
Esta obra narra a história da vida urbana de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. O livro vai revelando os personagens, cada um deles com suas carências e suas ambições - do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. 

Ah, preciso desabafar e dizer que meu livro TINHA exatamente essa capa. Emprestei para um fulano que sumiu no mundo e nunca me devolveu. Ódio! Se um dia eu te emprestar um livro, por favor, ME DEVOLVA. rs

Alguém já leu?

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário